Buraco Fechado

O Buraco Fechado não é o estilo mais popular, mas é bastante fácil, como o Aberto, que é mais jogado e também mais conhecido. Acredito que o Fechado seja um pouco mais difícil e por isso mais interessante, mas devido à preguiça de muita gente, um pouco menos popular.

A maior diferença entre os dois tipos é o lixo: enquanto no Aberto o lixo (como o próprio nome diz) é aberto – ou seja, toda a mesa pode ver as cartas que foram jogadas fora pelos integrantes do jogo -, no Fechado o lixo é fechado, e só a última carta pode ser visualizada.

Fora isso, as principais diferença entre os dois jogos são essas abaixo:

- Só vale trinca no Fechado

- Ambos os estilos têm o Joker/Coringa

- Nos dois jogos tem morto (um para cada dupla ou jogador, se forem somente dois na mesa)

- No Fechado, canastra suja ou limpa pode bater a partida.

Vale lembrar que a carta dois é usada também como coringa no jogo, de todos os naipes. São utilizados dois baralhos completos, totalizando 108 cartas na mesa. Os mortos têm 11 cartas cada um e de resto, as regras do jogo são as mesmas do Aberto. Já postei aqui no blog, lembram? Leiam aqui.

Dúvidas? Sugestões? Mandem pelos comentários, vou adorar receber ideias para os próximos posts.

Abraços e até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>